As lendas da amamentação

Pois é, quando começamos a amamentar, vem um monte de gente falar sobre a sua experiência com amamentação. Hoje eu não recrimino desde que seja algo construtivo. A mãe está tão sensível e às vezes insegura que, não ajuda em nada aquelas conversas sobre leite fraco, bebê que chora de fome e aquelas coisas todas. O pior é que sempre tem um espírito de porco que acaba com seu dia achando que está ajudando.

Nestes meses, tenho escutado muitas lendas e histórias. Vou escrever algumas que escutei ou que ouvi dizer e a minha resposta depois de buscar informações.

1. Será que tem leite aí? Acho que o bebê está com fome, por isso chora tanto.
Minha resposta: O leite pode levar alguns dias para descer. Mas o colostro é de extrema importância para o recém-nascido e, para descer o leite, basta que ele mame direitinho o colostro. Nosso corpo foi tão maravilhoso em conceber o bebê, porque seria diferente na hora de nutrir a cria? Confie no seu corpo, quando o bebê precisar, o leite desce.

2. Conheci um bebê que só parou de chorar quando a mãe deu mamadeira, às vezes seu leite é fraco (ou tem pouco).
Minha resposta: NÃO EXISTE LEITE FRACO. A não ser que você seja bem doida e esteja fazendo um regime. Não se esqueça que você precisa nutrir dois corpos: o seu e o do bebê. Se você quer mesmo amamentar, esqueça um pouco o espelho. O bebê mamará todas suas celulites ou gordurinhas extras, ou seja, alimente-se bem, como quando estava grávida. Quanto à quantidade, o corpo produz leite confome a demanda, isso quer dizer que, quanto mais o bebê mama (ou você tira) mais leite será produzido. Outra coisa: o bebê chora mesmo, isso porque não tem outra forma de comunicação. Amamentando bastante, em poucas semanas saberá identificar as razões de cada choro. Nem sempre é fome, pode ser frio, calor, dor ou até mesmo porque quer seu colinho (não se esqueça que ele ficou 40 semanas dentro de você, o mundo aqui fora não é fácil para ele...)

3. Acho que meu leite está secando, meu peito diminuiu tanto...
No começo, a mama fica bem entumecida (cheia) e depois de uns dias, murcha um pouco, o que dá a impressão que o leite está diminuindo, não é nada disso! seu corpo está só se adaptando à quantidade que seu bebê necessita. O corpo é inteligente: para que gastar energia produzindo uma quantidade de leite que não será consumida? Ou seja, deixe seu bebê mamar várias vezes ou tire o leite para doação caso queira manter uma produção de leite maior.

4. Coma canjica para aumentar o leite.
Minha resposta: não é que não seja verdade. A canjica é milho, leite, açúcar, leite condensado e às vezes tem até creme de leite ou leite de côco, ou seja, é SUPER nutritivo e calórico. Comi muita canjica no começo porque perdi peso muito rápido e minha glicose caía quando amamentava, então, a canjica me alimentava, consequentemente, aumentava o valor calórico e nutricional do meu leite, mas não que fazia aumentar a produção, não há comprovação disso.

5. Beba cerveja preta para aumentar o leite.
Minha resposta: Não faça isso!!! O álcool presente na cerveja vai "embebedar" o bebê. Ele dorme depois, é bem verdade, mas não é por saciedade! quem não dorme depois de um porre?

6. Não coma: verdura escura, alimentos frios para que o bebê não tenha cólica.
Minha resposta: Cólicas são um capítulo à parte. Cada mãe deve avaliar. Só não se esqueça que o bebê nunca comeu na vida, antes era só pelo umbiguinho. Quando você fica muito tempo sem comer não dá dor de barriga? Não te dá gases? imagina quem nunca comeu, nem tem condições de digerir direito, nunca sentiu o intestino se contrair e não sabe ainda como fazer cocô direito. O que se pode fazer é amenizar.
Eu amenizei as cólicas tirando o leite de vaca da minha alimentação (http://amamentartudodebom.blogspot.com/2010/08/leite-de-vaca-e-as-colicas.html), mas cada um deve procurar o que pode estar piorando. Agora, porque o pessoal diz que com 3 meses passa, eu não sei reponder (acho que estes 3 meses são enfeitiçados hehehhe).
Coma muitas verduras para que seu bebê sinta seu gosto e receba todos os nutrientes que elas oferecem!

7. Acho que o bebê está com fome, você não está "dando de mamar" o suficiente.
Minha resposta: O importante é você dar o peito sempre que o bebê solicitar, nem que seja para ele mamar um pouquinho e largar ou adormecer. A mãe sabe melhor do que ninguém quando o bebê está satisfeito ou não.

8. Ah, não pode deixar o bebê te fazer de chupeta!
Este item eu fiz um post só para ele, dá uma olhada: 




Mãenifesto

Manifestamos pelo direito de amamentar a cria, sem ser pressionada por profissionais da saúde mal formados ou parentes bem intencionados, a substituir por mamadeira, o alimento que só o seu peito pode dar.




Assine

Comentários

  1. Seu blog é tão instrutivo, teria alguma forma de entrar em contato diretamente com você? Acho que somente mamães conversando entre si e trocando experiencias para acalmar a ansiedade. Meu email evelinerodrigues@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Vou por o link no meu blog!!! Muito interessante!

    ResponderExcluir
  3. Incrível como seus tópicos batem certinho com o que escuto e tenho que ficar justificando sobre amamentar meu bebê... Me sinto mais fortalecida ao ler..nada fácil essa luta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia! Fico feliz em poder contribuir com esse fortalecimento!!! Grande beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas