segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Amamentação exclusiva. Conseguimos!

Ontem foi um dia muito especial.

Marina comeu sua primeira bananinha com leite materno.

5 meses e 22 dias de amamentação exclusiva, sem bicos, mamadeiras ou chupetas. Mamando, no mínimo, 8 vezes a cada 24 horas e em livre demanda. E eu, ainda doando 1 frasco de leite a cada 7-10 dias.

Não filmei, não fotografei. Éramos eu, Ricardo e Marina. Ela comeu tudo, fez muitas caretas, cuspiu, mas não recusou nenhuma colherzinha.

Aprendi muito com aqueles da minha família que amamentaram, ou que foram amamentados e vi que, naqueles que não tiveram essas oportunidades, não foi tão difícil assim fazê-los entender que Amamentar é Tudo de Bom.

Agradeço imensamente a todos da minha família que me ajudaram, pois não tem como dizer que é fácil. É uma doação do seu tempo, do seu corpo, um desprendimento do seu sentimento de cansaço, de estresse, das coisas que você gosta de fazer, é deixar tudo, tudo o que você está fazendo naquele momento para se doar. O leite não sai se você não pensar no bebê, então é necessário que você realmente se doe. Já dizia minha avó materna que a hora de mamar é da mãe e do bebê, em um lugar tranquilo, sem nada nem ninguém para perturbar.

Agradeço a paciência que todos tiveram comigo e com a Marina nos momentos em que achávamos que não ia dar certo. Nos momentos em que duvidei da nossa capacidade de ser mamífero. Mas a Marina nunca duvidou. Cuspiu a chupeta, não aceitou leite em copos e me ensinou que mamar não é só alimentar o corpo. E me testou, me chamando a qualquer hora do dia e da noite. Assim, me fez estudar à respeito, buscar cada vez mais informações e, hoje, minha meta é ajudar mais mamães a ter estas mesmas sensações e a fazer um mundo melhor, um mundo com mais amor. Acho que já tenho ajudado algumas...


Alguns agradecimentos especiais:

À minha mãe que, com seu amor infinito, nos amamentou e que me ajudou com os sentimentos, me deu muito colo, que me ajudou nesta transição de filha para me tornar mãe, me ajudou a ter o auto-controle, que me deu momentos de descanso para que eu pudesse amamentar e que me mostrou que não seria tão difícil assim. Agradeço a Deus por tê-la comigo agora e sempre.

Ao meu pai, que foi amamentado por seis anos (isso mesmo, por 6 anos!) e que não precisou falar nada pois, para ele, amamentar é algo natural que faz parte da vida da mãe e do bebê. E que me disse ontem: "E se ela quiser continuar mamando, agora não pode mais?" Ê, pai... Obrigada por estar aqui conosco.

Ao meu irmão, também amamentado, que descobriu um novo amor: sua sobrinha e que deixou sua posição de o "último bebê da família" para se tornar o homem lindo que é e, certamente, ajudará sua futura esposa a amamentar também. Meu irmão é um irmãozão!!!

À minha avó materna que, lúcida, pôde participar deste momento da minha vida e que me falou as maiores verdades sobre a doação da mãe no ato de amamentar... que me deu muitas broncas por amamentar conversando, falando ao telefone... e que me deu muitas dicas que, depois, eu li tudo aquilo nos livros especializados em amamentação...Experiência é tudo e então vi que só os antigos sabiam amamentar de verdade...

À minha sogra, que viu que Amamentar é Tudo de Bom e confiou naquilo que eu estava oferecendo àquele serzinho que também é um pedacinho dela. Obrigada por me ensinar a ensinar, professora é assim mesmo...

À todas as amigas que passaram este momento comigo, e que estão passando pela mesma experiência, que eu pude ajudar e que me ajudaram muito também, dividindo toas as alegrias e momentos difíceis. Aline, Luciana e Camila, obrigada e boa sorte com suas crias mamíferas!

Ao meu marido, namorado, companheiro, amigo, Ricardo que, em nenhum momento duvidou da nossa capacidade de mamífero, como um bom biólogo! E que, com seu amor, paciência e muitas noites sem dormir, me ajudou nos momentos em que perdi a cabeça, que perdi a confiança, que me deu muitos abraços quando precisei e que está comigo nesta missão, desde o dia em que concebemos a Marina. Obrigada por seu apoio, pelas noites sacrificadas depois de um dia longo e por seu amor nestes 18 anos de vida juntos.

À Marina, razão deste blog, agora razão da nossa vida. Sem ela, não seria uma mãe mamífera. Obrigada por me dar esta oportunidade por me ensinar tudo sobre Amamentar e sobre Alimentar a Alma e o Coração. Continuaremos mamando até quando for bom para nós duas. Neste momento, meu desejo é que você seja uma mulher linda e completa, que experimente todas as coisas boas da vida e que, um dia possa passar por esta mesma experiência com meus netos com uma pessoa que te ame muito ao seu lado. Estarei sempre aqui.

À Deus e à minha Nossa Senhora. Por tudo o que já conversamos.



E, para quem duvidava que este era o dia mais adequado para começar os novos alimentos, Marina acordou ontem com os dois dentinhos incisivos inferiores rasgando sua gengiva... se planejasse não dava certo, hein, hein?

2 comentários:

  1. Fabi,
    Que lindo esse seu texto, e como me enche de vontade que o momento de amamentar chegue logo, agora além de conviver com a ansiedade de ver a minha princesa, sinto essa vontade de amamentar latente dentro de mim!!
    Parabéns por dividir esse momento com enorme dedicação e beleza da alma com a sua filha!!
    Tenho certeza absoluta que o início desse novo ciclo de alimentação da Marina em nenhum momento vai interromper o PRINCIPAL! , o de AMAMENTAR!

    Bjs.

    Sara
    http://princesaneguinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, eu é que tenho que te agradecer, por me fazer acreditar que eu posso sim alimentar a minha cria; que as coisas podiam sim ser diferentes do que foram com o meu primeiro filhote .
    Em muitos momentos achei que não conseguiria - você sabe que sempre fazer parte do "um por cento" torna a minha vida um pouco complicada - mas você sempre estava lá me empurrando, não me deixando desistir.
    Por todos os conselhos dispensados, por todas as dúvidas sanadas, por todo o ouvido emprestado e por todas as broncas dadas, muito obrigada!
    Te amo muito minha amiga, minha irmã!
    Luciana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...