Como saber se a mama está vazia?

Na verdade, a mama nunca esvazia. O leite é produzido continuamente.

Mas é importante conhecermos o funcionamento das nossas mamas para saber se o bebê está chegando no leite posterior (mais gorduroso) ou não. O leite anterior (primeiro leite que sai) é mais rico em anticorpos e proteínas e é importante o bebê mamar os dois, para poder ganhar peso e crescer adequadamente.

No início é meio complicado de percebermos, a mama está sempre bem cheia.
Na verdade, o importante é entender quando há acúmulo de leite ou não. Eu mesma demorei  a perceber que a Marina não "esvaziava" a mama. Como ela mamava toda hora, meu peito enchia muito por conta da estimulação e ela nunca dava conta de mamar tudo, ou seja, ela nunca tirava aquele "acúmulo" de leite, minhas mamas estavam sempre muito cheias, chegando a ficar entumescidas e não ficavam macias. Por isso, sou doadora do banco de leite. Tiro o excedente e faço uma boa ação!

Fica mais fácil perceber pela manhã, pois nem sempre o volume do peito indica se está cheio ou "vazio". Acordamos sempre com a mama "explodindo". Dê mamá para seu bebê e, depois que ele mamar, faça uma ordenha e veja:

- Se  a mama estiver bem amolecida (como se tivesse gel dentro), é sinal que o bebê chegou no leite posterior (mais gorduroso). Se sair ainda um jatinho ou uma gota mais gordinha e, você perceber, apalpando, algum nódulo, ainda há leite e, numa próxima mamada você pode dar ainda uns minutinhos desta mama ou pode ordenhar para esvaziá-la. Cuidado para não ficar esvaziando toda hora e o bebê não mamar este último leite, que é mais gorduroso e é o que faz engordar.

- Uma outra opção é  deixar este restinho para ele e aí tirar um pouco da outra mama, caso esteja muito cheia ou já dolorida. Assim, você uma hora tira o leite do início, na outra hora, o do final.

Com o hábito de observar pela manhã, logo logo você verá que fica mais fácil visualizar se a mama está cheia ou vazia ao longo do dia.

Vejo também na hora do banho. Faço massagens suaves embaixo da ducha e ordenho um pouquinho. Aquela mama que estiver com o leite mais branco é que que está quase "vazia" e ainda precisa dar para mamar (é o finzinho do leite gorduroso). Aquela mama com o leite mais transparente é o que está "enchendo" e posso deixar para depois.

Por isso os especialistas dizem que é sempre bom dar a mama que se deu por último e, depois de uns minutos, colocar o bebê no outro peito, assim você tem certeza que ele mamou tudo.

MUITO IMPORTANTE: Não reveze as mamas na mesma mamada, por exemplo, alguns minutos em uma mama e metade do tempo na outra (10 em uma 10 na outra, 20 minutos em uma 20 na outra, por exemplo) pois dessa forma, o bebê só mama o leite anterior (água e anticorpos).

A DICA É: uma mama por vez. O bebê vai mamando e a mama vai produzindo leite. Assim você nunca terá dúvidas se o bebê mamou a "gordurinha". Assim seu peito vai se adequar a sempre produzir o quanto ele mama.

Com esse hábito logo fica fácil saber.

Ah, quando estamos com o colostro ainda fica praticamente impossível saber se está vazio, mesmo porque a quantidade produzida é pequena e, por não se ter o hábito de ordenhar, sai bem pouquinho.

Esta é a minha experiência!

Comentários

  1. Ótima dica.... eu não sabia qual era o motivo do cocozinho verde.... agora vou prestar mais atenção para que minha filhinha mame até o fim pra aproveitar toda gordurinha!

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém sabe me dizer o que é o cocozinho verde espumoso???

      Excluir
  2. Nossa eu pensei que o cocozinho verde era friagem! As vezes dou mais do peito que está pedrando ainda, ma agora vou observar para que ele mame o leite gordo.

    ResponderExcluir
  3. Sua dica me ajudou muito...Bem detalhada...Valeu

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela dica...fiquei mais tranquila...

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma duvida. No início sentia as mamas mais duras antes das mamadas do pequenino mas neste momento só sinto isso numa das mamas e a outra tem estado muito mole. Estarei a produzir leite apenas numa?

    ResponderExcluir
  6. Nossa, li e reli...salvei aqui !
    Só uma dúvida, quando apertar a mama e sair um pouquinho do leite "ralo" e um pouquinho do leite "gorduroso", é sinal que... ???
    Meu menino mama muito, mas ainda fico pensativa se ele ficou mesmo saciado.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, li e reli...salvei aqui !
    Só uma dúvida, quando apertar a mama e sair um pouquinho do leite "ralo" e um pouquinho do leite "gorduroso", é sinal que... ???
    Meu menino mama muito, mas ainda fico pensativa se ele ficou mesmo saciado.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  8. Peito cheio, sonho !!!
    Eu acho incrível alguém dizer que o leite não acaba. Claro que acaba, minha bebê mama, mama, mama... E daqui a pouco eu sinto que está seco e então ela suga e solta. É diferente quando acordo, o dia que ela dorme bem, que faz umas cinco horas que ela mamou, então está cheio, mas não explodindo.
    Tenho três filhos e os três Ralei muito para amamentá los, sempre pouco leite. Só quem passa que sabe o que é tomar e fazer de tudo para o leite aumentar e não ver resultado. Conheço pessoas que tem muito leite e me conheço com pouco, muita diferença.
    Desabafo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma eu também sou esatamente igual a vc não sei mais o que fazer para meu leite aumentar.

      Excluir
    2. Bebam muitos líquidos. Pelo menos de dois a três litros de água por dia, leite... ajudam a criar mais leite. Quanto mais o bebé mamar, mais leite será produzido :)

      Excluir
  9. Olá! Meu leite nunca acabou preciso saber quantas vezes ofereço a mesma mama pois o leite nunca acaba!

    ResponderExcluir
  10. Ferver erva doce no leite, adoçar e tomar bem quentinho ajuda.

    ResponderExcluir
  11. Meu bebê mama bem no início é uma maravilha mas depois minhas mamas começam a doer será a hora de trocar de peito?

    ResponderExcluir
  12. Meu leite parece tar acabando meus seios estão flacidos.não quero parar6 de amamentar minha filha ela tem apenas 27 dias por favor me ajudem oq devo fazer??😢😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelyn! Essa sensação é realmente bem desesperadora, mas olha, de um modo geral, as mamas vão voltando à maciez como era antes do leite descer e isso não significa pouco leite. Significa que sua mama está se adaptando à demanda da sua bebê. Caso esteja usando algum outro bico, seria interessante repensar se vale a pena continuar usando, pois isso sim faz reduzir o leite.Grande beijo e boa sorte!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas