Tamanho do estômago do bebê


Tamanho do estômago do bebê no primeiro,
terceiro e sétimo dia de vida

O estômago de um bebê de 1 dia tem a capacidade de cerca de 5-7 mL, ou do tamanho de uma bolinha de gude.

Interessante saber que pesquisadores descobriram que o estômago do bebê de 1 dia não dilata para caber mais. Já que as paredes do estômago do bebê se mantêm firmes, o leite extra é frequentemente expelido (vomitado). Seu colostro é justamente o volume próprio para as primeiras mamadas do bebê!

No terceiro dia, a capacidade do estômago do bebê aumentou para 22 mL- 30 mL (0.75- 1 oz), ou mais ou menos do tamanho de uma bolinha de gude média. Mamadas pequenas e frequentes garantem que seu bebê se nutra de tudo que precisa.

Por volta do sétimo dia a capacidade do estômago do bebê é agora cerca de 44- 60 mL (1.5-2 oz), ou mais ou menos o tamanho de uma bola de pingue pongue.

Mamadas frequentes asseguram que o bebê se nutra de todo leite materno que precise, e sua produção de leite se ajuste conforme a demanda.

Este texto eu retirei do Fórum E-familynet.com e foi postado pela amiga kamilasp, muito bom mesmo, obrigada!!!
__________________________________________________________________________________
Outra informação eu tirei do livro "Amamentação - Bases Científicas" (Marcus Renato De Carvalho & Luis Alberto Mussa Tavares, 3a. edição):

"...a capacidade gástrica do bebê é limitada. Ela varia cerca de 7mL ao nascer a 200-250mL ao final do primeiro ano, passando para 70 mL na segunda semana e aumentando conforme o peso, numa proporção aproximada de 20mL/Kg/refeição. Assim, a capacidade gástrica do bebê varia de cerca de 150mL aos seis meses a 200-250mL aos 12 meses, aumentando aproximadamente, 10mL a cada mês."

Comentários

  1. Leiam esta evidencia científica! depois pensem como ainda há profissionais que receitam dar 30 ml de leite DE VACA, industrilalizado na forma de lata (os que não apoiam ou falsos apoiadores da amamentação)ja no primeiro dia de vida do bebê e, se o bebe não aceitar, ainda geram insegurança na mãe. Dilatam seu estômago, empurram leite que é pra bezerro, e ainda ocnvencem uma mãe que o leite de vaca é melhor porque o bebe dorme mais..afinal como que o estomago de um bebe que so pode receber 7 a 8 ml por mamada no primeiro dia vai conseguir digerir 30 ml de um leite PESADO que é destinado a um BEZERRO que nasce com 40 ou mais kilos e tem um estomgao maior que a nossa mão de adulto????!!!só dormindo mesmo, pra economizar energia ao cérebro, porque o estomago esta pedindo maior circulação sanguínea até desmanchar o QUEIJO formado pelo leite de vaca(lata) em contato com o suco gastrico ainda em desenvolvimento do estomago do Recem nascido. PENSEM SOBRE ISTO!

    Ha, lembrei de de escrever: desta forma ainda estão expondo estas crianças À OBESIDADE.... e todas outras sequelas advindas desta.

    Este comentário foi feito no facebook pela amiga Maria Celestina Grazziotin, enfermeira do Banco de Leite Humano, professora da UFPR.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas