Papinhas e Mamá

Marina e a papinha de beterraba,
batata e abóbora
Estive meio ausente estes últimos dias, mas é que estou meio atrapalhada com as papinhas.

No início deste blog, disse que enquanto eles estavam dentro da barriga era fácil, que o umbiguinho resolvia tudo. Hoje minha opinião é outra. Amamentar é fácil. Duro é fazer papinha e, principalmente dar papinha.

Marina começou com frutas amassadinhas e já está na salgada, mas em 5 dias ainda não saímos da décima colherada (pequena) de mandioquinha com cenoura. Suco? só de pêra. 15mL de água após o almoço. Abacate, mamão, banana, manga, ameixa...

O mais difícil está em fazê-la entender que isso é comida, assim como o mamá. Ela termina a fruta (que ela está comendo relativamente bem) e quer mamar. Aí eu desço com ela no pátio, converso, brinco e para deixar o mamá para depois para que ela não associe comida a mamar depois.

O copinho também está difícil, mas vamos caminhando homeopaticamente.

A questão do copinho sob minha visão: o mais interessante de dar líquidos no copo é que ela não toma passivamente como na mamadeira, ela sente o sabor do alimento. Por isso também que é mais difícil, o bebê tem que aprender a gostar do que bebe, assim como as papinhas. No início, o bebê não toma suco ou água porque está com sede. Toma porque quer sugar e, por consequencia, ingere o líquido. Para ele, o prazer de sugar supera o gosto ou não pelo alimento. Lógico que, com o tempo, ele se acostuma e passa a gostar. Mas o que eu quero ensinar à Marina é que ela pode experimentar, saborear e não comer ou beber de forma passiva, simplesmente pela questão da necessidade de sucção.

Por isso também tive que entender que a Marina não tomaria 100mL de água ou suco de uma vez. Pense o seguinte: ela mama no peito desde que nasceu e, assim sendo, controla sozinha a quantidade e o fluxo do líquido que bebe. A mama também não verte 100mL de líquido de uma vez. Marina demora pelo menos 15 minutos para mamar essa quantidade no peito. Imagina agora o que é, para ela, ver um copo cheio de líquido que verte em sua boca de uma vez com uma outra pessoa controlando este fluxo. Não sabemos qual o hábito dela, pois como já disse antes, a mama infelizmente não é transparente... Teremos que aprender os hábitos adquiridos por ela nesses 6 meses para conseguir alimentá-la. Essa é uma consequencia da livre-demanda e isso é ótimo, pois ela saberá o resto da vida dela controlar sua ingestão de alimentos através da sensação de saciedade e dificilmente será obesa, situação que pode acarretar diversas doenças futuras.

Não está sendo fácil, mas superaremos essa fase, pois quero que a Marina aprenda a saborear tudo e saiba ter opinião à respeito dos alimentos. Mas que ela gosta de um mamá, ah, como ela gosta...(e eu também heheeh)

Comentários

  1. Parece que eu que escrevi esse post, passo exatamente por isso: a adaptação as papinhas. Vou ver se o Theo bebe suco no copinho como vc citou aqui..porque mamadeira ele foge.Se ele come 5 colheres de papinha é muito, do nada começa a chorar e pede peito desesperadamente..difícil essa fase, mas a dica do copinho acho que vai me salvar para dar mais frutas a ele =)

    ResponderExcluir
  2. Mamãe do Gabriel, tem sete meses e meio.

    Olá, não sei o que faço meu bebê não toma mamadeira com o leite, e o danadinho pega a mesma mamadeira quando está com suco ou água,e bebe de monte só que quando faço com seu leitinho ele não quer, quando vejo que não tem jeito coloco no copo ele toma quase tudo. As papinhas come super bem, só que eu queria que ele tomasse a mamadeira com leite,e de noite pra durmir ele acorda várias vezes querendo o peito e o pior que meu leite está secando o que faço, alguém pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mamãe do Gabriel! Me manda um email! Está tudo bem em seu bebê não querer a mamadeira, afinal, o peito é mais gostoso! e bem mais saudável! O copo é muito mais fisiológico, por isso ele prefere. Quanto à noite, vamos conversar. Podemos melhorar suas noites com algumas dicas. Me escreve: fabianacaine@gmail.com beijos
      Fabi

      Excluir
  3. Mamãe do Gabriel! Me manda um email! Está tudo bem em seu bebê não querer a mamadeira, afinal, o peito é mais gostoso! e bem mais saudável! O copo é muito mais fisiológico, por isso ele prefere. Quanto à noite, vamos conversar. Podemos melhorar suas noites com algumas dicas. Me escreve: fabianacaine@gmail.com beijos
    Fabi

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha bebê tem seis meses e duas semanas e não sei o que faço ela não toma mamadeira com nenhum tipo de liquido, ela rejeita suco, leite, empurra a mamadeira assim que a ver e a papinha e as frutas também não aceita cospe tudo tenho que dar forçada para ela algumas colheres mas está sendo muito dificil e desgastante para nos duas e o pior e que vou ter que voltar a trabalhar e não sei mais o que fazer, ela só quer o peito já tentei dar com os liquidos com colherzinha e no copinho mas ela segura na boca e cospe depois por favor me ajude, o que eu faço????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu bebê Nicolás ele ta hoje com 9 meses e foi difícil mas eu tentei de tudo ele gosta e de carne Arros e feijão as vezes coloco verduras e legumes para cozinhar no feijão mas papinha de fruta ele rejeita mas bebê suco de laranja no copo
      Não desista

      Excluir
    2. O meu bebê Nicolás ele ta hoje com 9 meses e foi difícil mas eu tentei de tudo ele gosta e de carne Arros e feijão as vezes coloco verduras e legumes para cozinhar no feijão mas papinha de fruta ele rejeita mas bebê suco de laranja no copo
      Não desista

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas