Quanto o bebê deve comer?

Acho que a Marina estava
querendo dizer algo durante
seu almoço...
Eu como determinadas coisas que você não come.

Você come uma quantidade diferente de mim.

Você come a mesma quantidade de comida todos os dias em todas as refeições? Come a mesma quantidade no verão quanto no inverno?

E por qual razão a gente tem que achar que todos os bebês, inclusive o nosso, têm que comer as mesmas coisas nas mesmas quantidades?

Mãe é fogo. Tem uma mania louca de comparar os bebês. Cada bebê mama de um jeito determinadas quantidades e, assim, ele aprende a se alimentar. Quando chega aos seis meses, queremos que ele coma o alimento que queremos, na quantidade e horários que determinamos.

Descobri, com a Marina, que isso é um crime, principalmente em se tratando de um bebê amamentado por seis meses em livre demanda. Ela passou todo esse tempo mamando a hora que bem entendesse uma quantidade que ela determinava e, á única coisa que eu sabia é que, tinha hora que ela terminava o leite da mama e tinha hora que não.

Assim, ao final de seus seis meses, eu não fazia a menor idéia da quantidade que ela ingeria por refeição. E aí então, foi um desespero até eu chegar à este raciocínio que agora escrevo aqui. Quantas vezes eu chorei com suas recusas... quantas vezes ela bateu a mão na colher...e quantas vezes não comeu nada...

Hoje eu entendo que a alimentação dos 6 aos 12 meses é complementar ao aleitamento e deve-se respeitar a quantidade e o paladar do bebê. É um período de transição. Ele não vai passar fome. Quando comer menos, vai mamar mais, quando mamar mais, talvez coma menos e assim vai aprendendo os prazeres de uma comidinha gostosa. Uma hora a gente entra em sintonia e aprende, novamante com nossos filhotes, a respeitar um ao outro.

Eu ensinei a Marina que Mamar é Tudo de Bom, então, vamos fazer esta transição da melhor forma possível para nós duas, mesmo porque Amamentar é Tudo de Bom... 

Comentários

  1. olá Fabi! Estou passando a mesma coisa que vc! O João Vitor assim como a Marina tbém mamou exclusivamente no peito até os 6 meses e faz 10 dias que começou a "comer" sua papinha. Quer dizer, faz 3 dias que ele realmente comeu algumas colheres.Tbém bati na colher, vira o rostinho e as vezes não quer comer. Só mamar! Tbém fico triste , mas sei que sou responsável em ensiná-lo os novos sabores da vida!ele só comnhecia meu leitinho até então.
    Mas, nós, mães guerreiras que AMA amamentar vamos conseguir mostrar e ensinálos a comer de tudo e continuar mamando em nós!Você vai ver! O Tempo é o senhor de tudo, né?
    até mais

    ResponderExcluir
  2. olá Fabi!Estou passando a mesma coisa que vc! Assim como a Marina, o João Vitor tbém mamou exclusivamente até os 6 meses e tbém não esta querendo sua papinha que começou a 10 dias. Aliás, faz 3 dias que ele comeu algumas colheres.Ele puxa a colher, vira o rostinho e as vezes só quer mamar. Mas, nós, mães gerreiras vamos conseguir ensinálos a comer de tudo e a continuar a mamando em nós!
    Vc vai ver! O tempo é o senhor de tudo, né?
    até mais!!

    ResponderExcluir
  3. Quando a Marina nasceu, eu tomei por objetivo que a Marina mamaria exclusivamente até os 8 meses (SIM, OITO MESES - com pediatra que apóia 100% a iniciativa).
    E nada na vida de mãe funciona como a gente quer, né....
    Com 5 meses, a Marina começou a ficar curiosa com a comida. Não vou deixar de saciar a curiosidade dela, né? Achei que ela ia desmamar quando começasse a comer.
    E aqui estamos, com 11 meses e mamando. toma café com leite de manhã, almoça, frutinhas de tarde, janta, e não larga o peito da mãe quando sente sede na rua, pra dormir ou quando se sente mal ou com dor.
    Amamentar é tudo de bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola minha filhinha esta com um ano e dois meses e ainda mama no peito ;e não quer nem saber de mamar mamadeira ou outro tipo de leite, não consigo! ela não gosta mesmo!!! Já tentei de tudo e não sei o que eu faço mais pois pretendo trabalhar ; ela come bem papinha; frutas; sucos etc... Você pode me ajudar dar alguma dica sei la te agradeço desde já !!! Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, me passa seu e-mail!!!!
      Se ela come bem todas as outras coisas, ela pode continuar mamando quando vc está em casa e comendo nos outros horários. Vc não precisa dar nem mamadeira nem outro leite. Com Marina é assim, papinhas, sucos e comidinhas e peito quando está comigo. Ela nunca tomou mamadeira ou outro leite. Me escreve: fabianacaine@gmail.com bjão!!!

      Excluir
    2. Olá Fabi,
      Poxa estava a procura sobre o assunto e achei o seu blog.
      Ando com sério problemas, sou mãe da sophia de 1 ano e estou com dificuldades para alimenta-la além do peito.
      Ela não aceita nada além do peito, já tentei de tudo mas ñ funciona, ela só quer peito, ela é gorda msm só mamando no peito, mas o problema é ela ficar doente por ñ querer se alimentar de outras coisas, será q vc pode me dá umas dicas?
      Desde já obrigada!

      Excluir
  5. Simone, tudo bem? que bom que apareceu por aqui! Se quiser, podemos conversar. Ela não come nada? Ou come na quantidade dela? Demorei a entender a diferença entre as duas situações. Vamos conversar mais? me manda um email? fabianacaine@gmail.com beijos!!!!

    ResponderExcluir
  6. oi fabi!!! realmente nós mães sempre queremos que nossos bebes comem de tudo...comigo é assim eu tenho uma filha de oito messes ela e´muito curiosa com 4 messes ela ja ficava de olho no que eu comia comecei a dar pra ela sentir o gosto...o que aconteceu ? ela começou a comer mas largou o peito mas foi bom porque ela deixou uma grade e um pequeno hushushus mas no lugar do peito eu subistitui a mamadeira e ela pegou super bem de começo eu dava leite puro ate´ela completar os 6 messes e olha que o leie era de caixinha mesmo claro se ela nao pegasse eu iria dar outro mas tentei o de caixinha e funcionou o pediatra me falou que nao ter nada a ver esse negonicio a esse leite nao pode pega pegou . hoje ela toma leite com mucilon ou nutribom almoça,come fruta , bolacha salgada doce kkk as vezes ate´recheada e ela adora viu , muita agua e principalmente danone ela adora mas janta ela nao janta muito nao come umas 5 colheres. ela adora macarraõ as vezes até repete mas e´assim mesmo eu icopreucupada quando ela não come minha princesa se chama leticia espero poder falar com vcx mas vezes bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas