Mamar antes de comer

Durante minha angústia com a alimentação da Marina, conheci uma colega nutricionista que trabalhou cinco anos com Aleitamento Materno no Ministério da Saúde da França que me deu uma dica valiosíssima.

Aqui no Brasil, a gente tem por hábito e orientação substituir as mamadas pela alimentação complementar. Na França, as mães são orientadas a oferecer o leite materno antes das refeições e inclusive, a amamentar na mesa de refeição juntamente com o almoço e/ou jantar da família para que desperte na criança o desejo de participar da alimentação. A mamada antes da refeição também tira a ansiedade e o receio da criança em “perder” o peito e/ou o contato da mãe.

Então, aproveitei a dica. O receio do meu marido era de que ela perdesse o interesse pela refeição porque estaria com o estômago cheio. Muito pelo contrário. Marina tem aceitado muito melhor as refeições quando amamento-a antes. Diminui mesmo a ansiedade.

E te falo que faz muito sentido, pois se a alimentação é complementar, o leite materno complementa a refeição e a refeição complementa o leite materno, visto que nem um nem outro sozinho é suficiente para as necessidades nutricionais da criança. Por isso é chamada de alimentação complementar. Dos seis meses de idade ao primeiro ano de vida a criança ainda é considerada lactente e seu organismo está se adaptando aos novos alimentos, aos sabores, às texturas e à absorção desses nutrientes.

E, para terminar, não se pode esquecer que a troca do peito pela comida pode representar para a criança a separação da mãe. Resumindo, para oferecer novos alimentos ao bebê são necessários paciência, amor, carinho e muito, muito “mamá”!

Ah, e obrigada Carol!!!! bjs

Comentários

  1. que alivio ler isso! obrigada por compartilhar!

    BJS

    ResponderExcluir
  2. gostaria de tirar uma dúvida, se possível... quanto tempo antes do alomoço posso/devo dar de mamar? como fazia?

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia! Eu nunca tive muito horario nao...se ela me pedisse logo em seguida, eu dava, sem problemas. Acho que quanto mais a gente regula, mais eles ficam angustiados, me manda um email: fabianacaine@gmail.com beijao e obrigada!!!

      Excluir
  3. realmente alívio grande ao ler essas experiências! Obrigada! tenho sofrido tanto com meu precioso Caio, pois tens dias que a papinha salgada é uma luta p ele aceitar e de fato tem dias que ele não ker de jeito nenhum. engano ele de tudo o que é jeito...mas... ainda ouvir as críticas da família como se o "problema" que até pouco tempo era tudo de bom p ele, sou eu e o meu mamá! e como nos doi parecer que somos responsáveis pela ansiedade e angústias dos nossos pequenos e a impressão que ele ficará melhor com os outros do que com a mamãe... ai ai.. espero que isso logo e queira sempre raspar o prato.. rs..obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas