2 anos de amamentação


Chegamos.

Marina completa 2 anos e eu, com muita alegria, quero dividir este momento com vocês.

Só quem tem filho ou acompanha o crescimento de um bebê sabe o marco que é o início do terceiro ano de vida.

Amamentando então... é algo especial.

O bebê vai ficando de lado e a criança vai surgindo. É talvez, como se fosse a transição da infância para a adolescência. São bebês para algumas coisas mas já são crianças para outras. Já se entretém com outras coisas, brincam bastante, fantasiam histórias, vivem as fantasias, perguntam tudo, respondem, fazem birra, têm vontades... mas ainda têm necessidade de um colo, de carinho, não querem ficar sozinhos, têm medos... e, no nosso caso, como em muitos outros, ainda tem o tetê como alimento, carinho e aconchego.

Marina mamou até os seis meses exclusivamente, sem chupetas, mamadeiras e nenhum outro leite até hoje. Demorou a aceitar completamente os alimentos (eu também acho que não soube fazer isso da forma que ela se sentisse segura), mama bastante ainda e já aceita todos os alimentos, dificilmente pula alguma refeição e ainda não temos previsão de término deste mamá.

Tem sido tão bacana ver o desenvolvimento da Marina, seu processo contínuo de independência, de aceitação das coisas, dos alimentos, novos paladares, descobertas, que esperamos que ela passe por este momento também de desmame. E eu também.

O desmame é em dupla. Acredito que a amamentação só é legal quando é bom para a dupla. E estamos indo bem por enquanto. Ela (quase sempre) entende quando não dá para mamar em determinada hora, sabe curtir quando dá... brincamos, conversamos, nos aconchegamos, dormimos...

A única coisa que me angustia é que, infelizmente, não me sinto mais à vontade para amamentar em qualquer lugar. Não é fácil amamentar uma criança grande na frente de qualquer um. As pessoas te olham diferente, com cara de "que criança mimada", "tão grande e mamando ainda", ou ainda "precisa amamentar aqui?", "tá fazendo você de chupeta"...

Engraçado que ninguém se espanta da mesma maneira com uma criança grande com chupeta ou mamadeira... Todas as crianças têm as mesmas necessidades. A diferença é que uma continuou  no peito e a outra, teve a substituição por outra coisa: a mamadeira ou a chupeta. Todos, de uma maneira ou de outra, trazem conforto à criança. Por que então achar que a que está no peito é mais dependente ou mais "mimada"?

Enfim, desabafos à parte, esse é um momento de alegria e comemoração para mim, Marina, Ricardo e todos aqueles que nos apoiaram nessa caminhada. Passamos por muitas coisas, muitas alegrias, dificuldades, desafios, choros, sorrisos, desesperos, recompensas...

Mas o resultado final é esse: Eu, transformada como pessoa e como mulher, sou a mãe mais realizada do mundo por toda esta conquista e Marina, uma menina muito amada, feliz, de personalidade forte, saudável e com um sorriso lindo. Faladora... que adora fantasiar, cantar... e mamar.

Amamentar é ou não é Tudo de Bom?

Comentários

  1. Fabi, parabéns para a Marina pelo seu 2º Ano de Vida!!! Ela é uma gracinhaaa! E Parabéns para você também pela conquista da amamentação e não só. Muitas felicidades para toda a família.

    ResponderExcluir
  2. Opá você imagina o quanto adoro vir aqui?
    Aprendo tanto com este blog, descobri-o muito cedo na minha viagem pela maternidade.
    Orgulhosamente já conto com quase 13 meses de mama... e é para continuar :)
    obrigada e continua a partilhar essa experiência maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra Marina e pra vocês por esses 2 anos de amamentação! O seu blog é uma inspiração pra mim desde que a minha bebê nasceu, hoje com 1 ano. Amamentar é ótimo!!!

    ResponderExcluir
  4. Que foto linda!!Olha, Theo com 10 meses e eu não amamento mais ele em público, não por mim, mas porque eu sou pavio curto e já me estressei com gente se metendo nisso...é um saco a gente não poder ser livre sem esses sem noção que insistem que nosso filho não precisa mamar...Enfim,é isso aí,amamentar com muito amor, enquanto for bom para as duas por que não?
    Felicidades para esta mocinha que está crescendo muito linda!
    Bjsss!

    ResponderExcluir
  5. Sou mamãe de uma bebê de quase dois anos, que serão completados no próximo dia 26. Minha linda bebê é feliz, alimenta-se super bem desde quando começamos com as papinhas e afins depois de 6 meses de aleitamento exclusivo e também mama. Compartilho contigo a felicidade da amamentação, sinto que a minha filha é muito independente e temos uma ligação que nos torna cúmplices nesse desenvolvimento contínuo. Hoje, ao levá-la ao médico, a mesma me disse que tenho 19 dias para parar de amamentar, que não é mais necessário depois de 2 anos. Sinto-me muito mal quando sou colocada na parede, como se estivesse fazendo a coisa errada. E fico me questionando constantemente se devo ou não parar quando ela completar seu segundo ano de vida. Minha irmã mais velha que tem dois filhos pequenos também me recrimina e fico ainda mais decepcionada. Como você consegue Fabi sentir-se livre para continuar amamentando mesmo com a pressão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi... Não tô nem aí com as pressões... A única coisa que faço é que não fala mais para qualquer médico que ainda amamento, salvo se sei que é um médico bacana e quando passamos no serviço público que, em sua maioria, são incentivadores da amamentação e de resto, não escuto mais não... Meu corpo, minhas escolhas. Minha família, minhas escolhas.

      E é claro que seu leite ainda faz toda a diferença! Veja esse link e passe pra frente: http://www.amamentartudodebom.com.br/2012/08/09/composicao-do-leite-materno-no-segundo-ano-de-vida/

      Me passe seu e-mail, vamos conversando!!!!

      beijão e, se amamentar é a sua vontade, faça! Não deixe ninguém te tirar esse direito.

      fabianacaine@gmail.com

      Excluir
  6. fab parabens com migo e a mesma coisa meu filho esta com dois anos e4 meses ele tb mama gosta de mama so to triste que de um mes pra ca eu nao to tendo muito leite como antes espero que nao seca quero que ele fala que nao quer mais mama pq eu nao consigo desmama ele pq e tao bom e muito carinhoso beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas