Mamãe, eu já sou grandona



Minha princesa grandona
Marina agora, depois dos dois anos, passou a dizer: Mamãe, eu sou uma menina grandona!

Anda pedindo para ir ao banheiro, não quer ir no colo, quer andar sozinha, se veste de princesa sozinha, diz que vai trabalhar pra comprar um dinheirinho (kkk), quer sair do box do chuveiro sozinha... enfim...

Eu queria deixar isso aqui registrado porque acho importante este marco dos dois anos. Acho que é um período transicional, ela já sabe que eu e ela somos pessoas diferentes, que fazemos coisas diferentes. Ela tem percebido que, muitas vezes, temos interesses diferentes e ela já vem querendo colocar suas opiniões, suas vontades, com mais justificativas verbais (muitas vezes com birra...) e está buscando lentamente sua independência.

Já sabe onde fica a fruteira e o armário de biscoitos e vai lá quando quer algo. Passeia pela casa com propriedade, sabe onde as coisas estão e quer a todo custo nos copiar em ações, como sentar na mesma cadeira, usar o computador no mesmo local que a gente, nos copia em atitudes (que medo....rsrsrsr).

Acho bacana tudo isso porque sou muito a favor da independência natural, sem apressar... lógico que não dá para ser 100%, Marina foi para a escola com 7 meses porque eu tinha que trabalhar, mas em muitas outras coisas tento respeitar seus limites.

A questão sobre amamentar até os dois anos ou mais acho que tem tudo a ver com isso. Os dois anos marcam uma fase, o início do "ser criança", uma transição onde amamentar faz parte disso para que a criança ainda tenha um refúgio nesse momento tão delicado. Não só emocional como nutricional. Veja isso: Composição do leite materno no segundo ano de vida

Nem sempre eles querem comer como deveriam e nem sempre querem a independência emocional em todos os momentos.

Vamos neste caminho. A amamentação só é legal quando é bom para todas as partes envolvidas e, por enquanto aqui, está tudo indo muito bem, obrigada.

Comentários

  1. Muito verdade isso mesmo né Fabi... pra que tirar a criança do peito bem agora nessa fase tão importante na vida tantas mudanças( bem como você citou) é realmente aqui já vi que também não vai rolar por enquanto.

    Ano que vem ela começa na escolinha, e pode ser que ai ela desencane do peito, ou não. Veremos!!

    Os dois anos é terrorista mais ao mesmo tempo é lindo né...

    beijããoo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas