Procurando novas rotinas


Eu e Marina na sua festa de 3 anos
3 anos e 15 dias. Marina vem vindo com um tetezinho só por dia durante a semana só para dormir, com algumas recaídas de fim de semana.

Agora sinto meu leite em bem pouca quantidade e, para a falar a verdade, me sinto pronta para esta parte final e agora venho até incentivando, coisa que não fiz até hoje. Acho que cheguei também ao final deste período, então o corpo já não responde como antes.

Uma tarde dessas Marina quis mamar e eu senti que não ia rolar. Falei pra ela guardar o tetê pra noite, mas ela insistiu muito, conversei, falei que não conseguia fazer mais bastante leitinho, que podíamos fazer outras coisas, outros carinhos, outras brincadeiras, comer algo junto, mas ela ainda sim insistiu. Coloquei-a no peito ela mamou e disse: "mamãe, acabou". Os olhos dela marejaram e os meu também. Eu disse à ela que amava dar tetezinho pra ela mas que eu não conseguia mais fazer tanto leitinho. Eu marejei, bambeei... mas Marina se levantou, deu um beijo no tetê e me abraçou. "Vamos brincar, mamãe?" "Claro, Marina, vamos sim!"

E no dia seguinte pela manhã ela disse: "Mamãe, não tem problema que você não faz mais leitinho, eu tomo chocolate" (leite de soja com chocolate, foi a minha alternativa para o café da manhã dela). "Vamos brincar?"

Ela tem vindo mamar à noite, mas logo solta e não tem adormecido mais no peito. Nos primeiros dias ela adormeceu no meio da gente na cama e de uma semana pra cá pediu para dormir na cama dela com a  gente ao lado.

Hoje à tarde ela mamou um pouquinho porque viu a Alice mamar na Ju (amigona minha que tem uma bebezinha de 2 meses e meio que mama lindamente) mas logo soltou. Chegou em casa com sono, relutou em dormir, assistiu desenho, ficou chatinha, não pediu pra mamar. Aceitou meu colo e dormiu no colo, resmungou um pouquinho pra dormir, mas se aconchegou e dormiu. Primeira vez que dorme no meu colo sem tetê à tarde.

E vamos assim, procurando novas rotinas, adaptando nosso dia-a-dia. Com paciência e carinho, para que ela faça essa última transição da forma mais tranquila possível. E nós também. Às vezes bate a preocupação com a alimentação, substituir todos os tetês por coisinhas saudáveis para que ela continue com a saúde que tem, mas hoje me sinto mais preparada para essa última parte.

Amamentar é tudo de bom.

Comentários

  1. Eu tenho pesquisado muitas críticas ao leite de soja e como vc que vc tb quer alternativas para fazer a vitaminas, os 'leitinhos' da Marina, queria de sugerir um que deu muito certo lá em casa. O leite de aveia, feito em casa mesmo, super prático. Meia xícara em 1 litro de água, deixa de molho ao menos 2 duas, liquidifica e coa... pronto! Aí é só acrescentar a fruta, ou o chocolate, ou cereal... enfim. E sou mãe de 3 filhos, não te indicaria nada que não fosse prático! rsrsrs Cariny

    Este é o blog com receitas que mais gosto:
    http://mara-flor.blogspot.com.br/2013/04/leite-vegetal-conheca-os-tipos-e.html

    ResponderExcluir
  2. Fabi, linda demais a maneira com que vc está lidando com isso. Minha Maria Helena tem só 3 meses e ás vezess tenho a sensação de que nunca mais elasairá do peito,fico preocupada com os vícios de dormir mamando e blábláblá, mas lendo seus posts, sinto que estou no caminho certo. Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas