Nariz entupido

Antes de ontem a Marina acordou com o nariz entupido. Ninguém merece um bebê de 3 meses que só mama no peito ficar assim! Sei que existem muitos problemas maiores por aí, bebezinhos realmente doentes e, por isso fiquei pensando como será que estas mães ficam, pois é muito difícil lidarmos psicologicamente com as doenças dos nossos filhotinhos...

Bom, passadas as primeiras três horas de desespero, achei que teria que pensar em algo para ela melhorar. Liguei para o médico que receitou um medicamento homeopático, mas sabia que a coisa ia longe. Até que a Marina quis mamar e aí o bicho pegou. Não dá para mamar com o nariz entupido! Aí foi aquele berreiro!

Seguindo a cartilha do Ministério, lá fomos com o copinho. Não deu certo. Segunda opção: colherzinha. Até foi um pouquinho, mas não rende nada e ela ficou mais nervosa ainda.

Lembrei dos meus dias de nariz entupido e tentei fazer algo semelhante com ela.

Parte 1: Soro fisiológico no nariz. Marina bem brava! Mas falei para ela que a vida não é fácil mesmo.

Parte 2: Mamar sentada. Ninguém consegue comer deitado, ainda mais com o nariz entupido. Como ela não consegue ainda sustentar as costas, coloquei-a de lado, mas sentadinha, apoiando as costas dela (como se fosse mamar deitada, só que mais em pé). Mamou. Parava para respirar um pouco mas mamou.

O tempo estava muito seco e eu sabia que ela pioraria, então, fomos dormir juntas no sofá-cama da sala. Então, pensei que, se fosse realmente um resfriado, ela perderia o apetite e poderia se desidratar e até mesmo perder peso. Então, acordei-a de hora e meia em hora e meia (isso quando ela não acordava afogada por conta do nariz entupido, ou então tossindo) para mamar sentadinha nem que fosse um pouquinho. Antes de cada mamada eu espirrava soro no nariz dela, para tirar as casquinhas e fuidificar um pouco o muco.

Pela manhã, eu estava atropelada. Mas a Marina estava hidratada e alimentada, então a chance dela se recuperar logo era grande. Dei um banho de chuveiro nela e deixei o vapor desentupir o narizinho.  Meu marido fez isso novamente com ela à tarde. Mamou novamente e dormiu.

Passamos o dia ainda meio complicado, mas o medicamento também foi fazendo efeito e ela foi melhorando. Deixei uma toalha molhada na sala e o umidificador ligado o dia todo.

Na noite seguinte, o nariz entupiu de novo. Mas dessa vez o soro não resolveu. Fomos para o chuveiro novamente e ela mamou lá mesmo, pois com o calor o leite sai mais fácil (ela não precisa fazer tanta força) e o vapor desentope o nariz. Dessa vez, como eu estava morta de cansaço, coloquei-a no carrinho no meu quarto. O bom do carrinho é que a cabeça fica um pouco mais alta e facilita a respiração.

Pelo jeito deu certo. Dormiu à meia-noite e tive que acordá-la às 8 e meia para mamar. Mamou direitinho, o nariz parece que melhorou um pouco mais. Vamos ver como passamos o dia de hoje, pois agora são 10h40 e a Marina ainda está dormindo...

Comentários

  1. Nem me fale minha bb tem 3 meses e 1 semana e ja é o segundo resfriado,fico desesperada quando vejo ela com o nariz todo entupido e chorando e tossindo ao mesmo tempo,mais temos que ter paciência infelizmente o tempo esta ajudando muito nesse calor aqui de Fortaleza e de repente cai uma chuvinha, estou lavando com soro fisiologico e quando esta muito entupido coloco salsep a medica receitou um xarope (aremaz) pra liberar o catarro pedindo a Deus que melhore logo.

    ResponderExcluir
  2. Ai mamães estou passando o mesmo agora , o meu Pedro tem 1 mes e 10 dias e não;;; pode tomar nada só vitamina c e o salsep no nariz a 4 dias , e hoje amanheceu espirrando muito catarro. Essa vida de mãe não é nada fácil!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas