Mamar antes de comer
Durante minha angústia com a alimentação da Marina, conheci uma colega nutricionista que trabalhou cinco anos com Aleitamento Materno no Ministério da Saúde da França que me deu uma dica valiosíssima.
Aqui no Brasil, a gente tem por hábito e orientação substituir as mamadas pela alimentação complementar. Na França, as mães são orientadas a oferecer o leite materno antes das refeições e inclusive, a amamentar na mesa de refeição juntamente com o almoço e/ou jantar da família para que desperte na criança o desejo de participar da alimentação. A mamada antes da refeição também tira a ansiedade e o receio da criança em “perder” o peito e/ou o contato da mãe.
Então, aproveitei a dica. O receio do meu marido era de que ela perdesse o interesse pela refeição porque estaria com o estômago cheio. Muito pelo contrário. Marina tem aceitado muito melhor as refeições quando amamento-a antes. Diminui mesmo a ansiedade.
E te falo que faz muito sentido, pois se a alimentação é complementar, o leite materno complementa a refeição e a refeição complementa o leite materno, visto que nem um nem outro sozinho é suficiente para as necessidades nutricionais da criança. Por isso é chamada de alimentação complementar. Dos seis meses de idade ao primeiro ano de vida a criança ainda é considerada lactente e seu organismo está se adaptando aos novos alimentos, aos sabores, às texturas e à absorção desses nutrientes.
E, para terminar, não se pode esquecer que a troca do peito pela comida pode representar para a criança a separação da mãe. Resumindo, para oferecer novos alimentos ao bebê são necessários paciência, amor, carinho e muito, muito “mamá”!
Ah, e obrigada Carol!!!! bjs
que alivio ler isso! obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirBJS
gostaria de tirar uma dúvida, se possível... quanto tempo antes do alomoço posso/devo dar de mamar? como fazia?
ResponderExcluirbjs!
Leticia! Eu nunca tive muito horario nao...se ela me pedisse logo em seguida, eu dava, sem problemas. Acho que quanto mais a gente regula, mais eles ficam angustiados, me manda um email: fabianacaine@gmail.com beijao e obrigada!!!
Excluirrealmente alívio grande ao ler essas experiências! Obrigada! tenho sofrido tanto com meu precioso Caio, pois tens dias que a papinha salgada é uma luta p ele aceitar e de fato tem dias que ele não ker de jeito nenhum. engano ele de tudo o que é jeito...mas... ainda ouvir as críticas da família como se o "problema" que até pouco tempo era tudo de bom p ele, sou eu e o meu mamá! e como nos doi parecer que somos responsáveis pela ansiedade e angústias dos nossos pequenos e a impressão que ele ficará melhor com os outros do que com a mamãe... ai ai.. espero que isso logo e queira sempre raspar o prato.. rs..obrigada
ResponderExcluir