A pega correta - 1


Não adianta falar sobre tudo isso se o bebezinho não abocanha direito a mama. Quando a gente vê nos sites e nos cursos de gestante, parece ser muito fácil, mas cada bebê é um e cada mãe é uma. Ninguém te fala que no começo dói bastante, que os mamilos ficam doloridos que, quando a mama está cheia dói mais ainda e que o bebê não nasce sabendo mamar...

Bom, eu consegui fazer minha bebezinha pegar a mama corretamente assim:

- Primeiro esvaziava a aréola (caso estivesse cheia), pois caso esteja muito cheia, o bebê não consegue abocanhar e pegará só seu mamilo;


- Conversava calmamente com ela para que ela se sentisse bem e reconhecesse minha voz (sabe -se que desce mais leite se a mãe troca olhares carinhosos com o bebê);


- Colocava ela na direção do mamilo e não o contrário (não levava o bico até ela, pois senão a hora que eu soltasse a mão da mama ela poderia puxar);


- Com um braço eu segurava a cabeça e o corpinho dela e com a outra mão, pegava a mama (em forma de concha e não de tesoura);


- Aí então eu encostava a bebê no meu mamilo;


- Ela abria a boca e eu colocava a aréola dentro da boca dela.

Lógico que ela não abocanhava tudo, mesmo porque ela era bem pequenina quando nasceu, então eu, com o dedo indicador, ia empurrando a sobra da aréola que ficava pra fora da boca para dentro da boquinha dela, além disso, virava o labiozinho inferior dela. Depois disso, eu acomodava o outro braço nas costas dela, abraçando-a e segurando-a suavemente contra meu peito para que ela não soltasse essa posição.

O queixo do bebê deve estar encostando na mama da mãe e o nariz apontado para ele também. A barriguinha do bebê deve estar encostada na barriga da mamãe. No meu caso que fiz cesárea, no começo era difícil, pois acabava apoiando nos pontos e doía, aí acabava apoiando a bebê inteira no braço... Consequência: uma "baita" dor no braço e nas costas. Aí eu aprendi a usar a almofada de amamentação. Depois faço um post só para a almofada para explicar as formas que a utilizei.

Não era sempre que dava certo de primeira tudo isso. Então e repetia tudo desde o início até que com 1 semana de vida ela já tinha aprendido e abria o bocão sozinha. Amamentar também é ter paciência. Pense que, essa é a primeira coisa que você ensinará ao seu bebê, assim você até se sente mais mãe!!!

Outra coisa: Sempre tinha, ao meu lado, um copão de água, pois dá muita sede e a ingestão de bastante água é importante para a produção de leite.

Comentários

Postagens mais visitadas