Desmame natural - o meu conceito

Acho que entendi o que é o desmame.

Além do que disse no outro post sobre desmame natural, pensei em mais uma coisa.

Quando a coordenadora do berçário disse que diminuiria o leite para que ela tivesse fome para comer a fruta foi que me deu este estalo.

As pessoas estão acostumadas a oferecer alimentos porque o leite está diminuindo (uso de chupetas, mamadeira, pega errada, esvaziamento incompleto, entre outros). Este não é o desmame natural.

O desmame natural ocorre quando o bebê sente necessidade de outros alimentos, mesmo mamando bem e em livre demanda. Ele tem a oferta de leite, mama e come e devido ao fato da comida ter mais calorias, ele vai diminuído o número e o tempo das mamadas. A produção de leite passa a se regular para um espaço maior de tempo. O leite não diminui, sua produção é que se adapta à demanda, chegando, em alguns casos, a encher o peito somente na hora que o bebê abocanha a mama. Eu estou quase assim já.

O importante é saber que o desmame natural é um processo que não sofre nossa interferência. O bebê é que manda.

Comentários

Postagens mais visitadas