Bloqueio do ducto lactífero - empedramento

Pois é, esse é o nome do tal "empedramento". Estou assim desde ontem. Está empedrado bem no elástico do soutien, ontem tentei esvaziar, coloquei compressa quente, coloquei a Marina para mamar mais de uma vez seguida e nada. Tomei um antiinflamatório para dormir e hoje estou eu na luta de novo. Fui buscar informações na internet e encontrei isso daqui:

Bloqueio de ductos lactíferos

O bloqueio de ductos lactíferos ocorre quando o leite produzido numa determinada área da mama por alguma razão não é drenado adequadamente (não é necessária uma obstrução sólida). Isso ocorre com freqüência quando a mama não está sendo esvaziada adequadamente, como quando a amamentação é infreqüente ou quando a criança apresenta sucção inefetiva. Pode ocorrer também quando existe pressão local em uma área, como, por exemplo, um sutiã muito apertado, ou como conseqüência do uso de cremes nos mamilos.
Tipicamente, o bloqueio se manifesta pela presença de nódulos mamários sensíveis e dolorosos numa mãe sem outras doenças da mama. Pode haver dor, calor e eritema na área comprometida, não acompanhados de febre alta. Às vezes, essa condição está associada a um pequeno, quase imperceptível ponto branco na ponta do mamilo, que pode ser muito doloroso durante as mamadas (4).

Prevenção

Qualquer medida que favoreça o esvaziamento completo da mama irá atuar na prevenção do bloqueio de ductos lactíferos. Assim, técnica correta de amamentação e mamadas freqüentes diminuem esta complicação, assim como usar sutiã que não bloqueie a drenagem do leite e não usar cremes desnecessários nos mamilos.

Tratamento

Na presença de bloqueio de ducto, fazem-se necessárias as seguintes medidas para desbloqueá-lo:

- amamentar com freqüência;
- utilizar distintas posições para amamentar, oferecendo primeiramente a mama afetada, com o queixo do bebê direcionado para a área afetada, o que facilita a retirada do leite da área;
- calor local e massagens suaves da região atingida, na direção do mamilo, antes e durante as mamadas;
- ordenhar a mama caso a criança não esteja conseguindo esvaziá-la.

Caso haja o ponto esbranquiçado na ponta do mamilo, ele pode ser removido esfregando-o com uma toalha ou com uma agulha esterilizada.

Retirado de:


Vou tentar depois posto o resultado.

Resultado:
Bom, dois dias depois, tirei o leite da mama que estava boa, coloquei a concha coletora para que ela não empedrasse também e deixei a Marina mamar por 3 vezes só a que estava empedrada, com uma bolsa de água quente bem no local. Fui fazendo massagens leves ao longo do dia. Coloquei um soutien mais largo.

Foi melhorando. Hoje, dois dias depois, ainda está dolorido, mas não está mais empedrado. Descobri o que ocasionou o problema: soutien apertado. O elástico ficou bem em cima da mama e bloqueou a saída do leite. Resumindo: voltei para os soutiens de amamentação que eu tinha aposentado...

Comentários

Postagens mais visitadas