A importância do bebê esvaziar a mama

Leite anterior e Leite posterior

O leite do começo, ou anterior, surge no início da mamada. Parece acinzentado e aguado. É rico em proteína, lactose, vitaminas, minerais e água. O leite que surge no final da mamada, leite posterior, parece mais branco do que o leite do começo porque contém mais gordura. A gordura torna o leite do fim mais rico em energia. Fornece mais da metade da energia do leite materno. Dessa forma, é importante que durante a mamada o bebê esvazie uma mama, pois só será saciado se mamar o leite do fim. O leite do começo sacia a sede e o do fim, a fome do bebê.

Se a mãe oferecer cada mama somente por alguns minutos, o bebê não irá mamar o leite do fim. É importante deixar que o bebê pare espontaneamente de mamar. A interrupção da mamada pode fazer com que receba pequena quantidade de leite do fim, ou seja, menos gordura. Dessa forma muitas mães desistem de amamentar, pois como o bebê irá chorar de fome, ela acreditará que seu leite é fraco.


Retirado de:
http://www.desnutricao.org.br/4_2/principal_promocao_da_saude.htm




Se seu bebê não esvazia a mama, como foi o caso da Marina durante muito tempo, faça a ordenha, que pode ser manual mesmo. Pode ser antes do bebê mamar (aí você tira um pouco, só para aliviar a mama) ou depois, neste caso,  retire o leite até que somente saiam gotinhas (e não mais jatinhos) ou até que não saia nada. Não se esqueça que o leite antes é mais rico em açúcar e depois, em gordura. Ambos são importantes. Alterne as retiradas.

Coloque num frasco de vidro fervido e feche com uma tampa plástica. Você pode ir colocando leite sobre leite por até 10 dias desde que guardado no freezer. Se não quiser guardar para dar ao seu bebê no copinho mais tarde,  ligue para o Banco de Leite da sua cidade que eles vêm recolher.

Esvaziar a mama é bom para o seu bebê, para os outros bebês que você pode doar e bom para você, pois alivia o desconforto do peito cheio.

Comentários

Postagens mais visitadas